SportPlus
Mais Informações
Flyer Informativo
Folha de Produto SportPlus
Partilhar

A performance física é resultado da interacção de múltiplos factores que actuam reciprocamente, e que se classificam em genéticos e ambientais. Os factores genéticos são variações na sequência do ADN (polimorfismos genéticos), relacionados com diferenças individuais em características importantes para a performance física.
Entre os factores ambientais podemos destacar a dieta alimentar, o tipo de treino e preparação, as condições atmosféricas/geográficas (treino em altitude), entre outras.

Os factores de risco cardiovascular classificam-se, em modificáveis (tabaco, álcool, colesterol, entre outros) e não modificáveis (idade, sexo, factores genéticos, entre outros). A presença de factores de risco cardiovascular genéticos, não modificáveis, implica que os objectivos terapêuticos sobre os factores modificáveis devem ser mais exigentes.

A análise genética consiste na avaliação de 118 polimorfismos importantes, implicados nas diferenças individuais da performance física e das doenças cardiovasculares:

  • Propriedades de força e de resistência das fibras e músculos esqueléticos
  • Resposta a diferentes tipos de treino desportivo (aeróbico e anaeróbico).
  • Susceptibilidade a desenvolver osteo-artrite.
  • Susceptibilidade a desenvolver lesões de ligamentos e a lesão do tendão de Aquiles.
  • Susceptibilidade ao risco coronário.
  • Susceptibilidade a: dislipidemia (colesterol LDL e HDL e triglicéridos), hipertensão, diabetes mellitus e trombose.
  • Susceptibilidade à obesidade.
  • Susceptibilidade à dependência de nicotina.

A informação proporcionada é de utilidade na individualização e optimização da performance física, assim como também na identificação dos indivíduos que devem implementar medidas de prevenção das doenças frequentes do desportista e das doenças cardiovasculares.

No caso de outras doenças menos frequentes do desportista, mas muito graves, como é a morte súbita, será necessário recorrer a uma bateria de análises genéticas específicas, em função da orientação da avaliação cardíaca (síndrome de Brugada, síndrome do QT curto e síndrome do QT Longo, entre outros).

O perfil genético SportPlus, entre outros está indicado em todas as pessoas que queiram:

  • Manter e melhorar a sua performance física
  • Prevenir, na medida do possível, as lesões frequentes da actividade física.
  • Prevenir as doenças cardiovasculares.

É aconselhável realizar o perfil genético SportPlus a partir da maioridade (18 anos), igual a outros estudos genéticos preventivos e preditivos.

Para o questionário clínico é imprescindível ter resultados recentes das análises colesterol total, LDL,HDL, triglicéridos, glicémia e hemoglobina glicosilada.

Amostra: Sangue total com EDTA (2 tubos de 5 ml) ou saliva (2 kits específicos).

Documentação imprescindível:
Consentimento Informado e Questionário Clínico específico.

Labco Diagnostic Network     Copyright © 2009-2017 Labco. Todos os direitos reservados.
criado por mediadetails - comunicação interactiva